Seguir as normas técnicas dos vidros de segurança de forma correta, não evita apenas o retrabalho como também acidentes causados pela quebra dos vidros.
E para que ambos casos citados anteriormente não aconteçam, foram criadas diretrizes pela ABNT, que funcionam como uma espécie de catálogo para consulta de vidraceiros, arquitetos e designers na hora da instalação dos vidros de segurança.
Em nosso país, a grande responsável por essas normas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas conhecida como ABNT, através dela existe um estudo entre pesquisadores e profissionais da área que determinam o uso correto dos vidros de segurança.
Por isso, quando o profissional segue as normas, ele está garantindo ao seu cliente a entrega de um serviço com qualidade e segurança.
Conheça os vidros de segurança e suas normas
Atualmente no mercado vidreiro existem três vidros de segurança, saiba quais são a seguir:
Vidro temperado
O vidro temperado é composto por uma única chapa fabricada através de processos de resfriamento ou químico que faz com que a sua resistência seja até 5 vezes maior que o vidro comum.
Graças a esse processo de fabricação em casos de quebra, ele se estilhaça em pequenos pedaços não pontiagudos, evitando graves acidentes com cortes através do vidro.
Saiba qual norma especifica trabalhos com o vidro temperado
A norma responsável pelas especificações com os trabalhos com vidros temperados é a NBR-14698 – Ela define os requisitos gerais, métodos de ensaio e procedimentos necessários para garantir a segurança, durabilidade e qualidade do vidro temperado em suas aplicações em projetos de construção civil, indústria moveleira e eletrodomésticos da linha branca. E ainda fornece a metodologia para classificar o produto como vidro de segurança.
Aplicações do vidro temperado
O vidro temperado pode ser aplicado em diversos locais, pois alcança grandes vãos e pode ser encaixilhado e aplicado em portas através de ferragens adequadas, além de ser utilizado também em box de vidro para banheiros, fachadas de estabelecimentos, projetos de decoração para residências e escritórios, janelas e divisórias.
Vidro laminado
O vidro laminado é considerado um vidro de segurança, pois sua composição é feita por uma ou mais camadas de vidros, intercalados por mais layers que podem ser de Poliuretano, EVA ou resina. Os vidros laminados podem ser planos ou curvos dependendo da necessidade do projeto.
Saiba qual norma especifica trabalhos com o vidro laminado
A norma NBR-14697 serve para direcionar os trabalhos com vidros laminados, pois especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do vidro laminado em suas aplicações na construção civil e na indústria moveleira, bem como a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.
Aplicações do vidro laminado
O vidro laminado é excelente quando requisito é resistência por isso é indiciado pela norma nas instalações em guarda-corpos, pisos, escadas, visores de piscinas, coberturas, fachadas, box de vidros, divisórias, portas e fechamento de varandas.
Vidro Multilaminado
O vidro multilaminado é excelente para instalações em pisos, escadas, piscinas e demais aplicações que exigem maior resistência, devido ao seu processo de fabricação esse tipo de vidro leva mais chapas por isso é conhecido como “multilaminado”, ele passa pelo mesmo processo do vidro laminado,porém ganha várias camadas de vidros intercaladas com películas de PVB e outros materiais.
As chapas são colocadas baseadas na sua dimensão e de acordo com a espessura desejada.É importante lembrar que nem sempre a espessura ou quantidade de chapas determina a sua resistência.
Vidro aramado
O vidro aramado é um tipo de impresso translúcido composto por uma rede metálica de malha quadriculada incorporada a sua massa. Esse tipo de vidro retém os estilhaços de vidro caso ocorra a quebra de sua placa, diminuindo os riscos de ferimentos no momento da quebra e deixando o vão impenetrável até a sua substituição.
Esse tipo de vidro oferece maior privacidade e estética a projetos arquitetônicos, ampliando o conceitos de iluminação e modernidade.
Saiba qual norma especifica trabalhos com o vidro aramado
A norma NBR-NM 295 – é indicada para profissionais que desejam trabalhar com os vidros aramados, pois a norma especifica as dimensões e requisitos mínimos de qualidade em relação aos defeitos ópticos, de aspecto e do arame metálico desse tipo de vidro.
Aplicações do vidro aramado
Esse tipo de vidro pode ser aplicado em diversos locais como guarda-corpos, fachadas, coberturas, fechamentos de clarabóias, peitoris, tampos de balcões, móveis e divisórias para casas e ambientes comerciais.
Independente do tipo de vidro a ser instalado você deve ter em mente que seguir as normas é primordial para o seu trabalho, pois ela evita possíveis prejuízos através de processos judiciais para sua empresa no futuro, além disso você apresentará um trabalho de qualidade podendo fidelizar seus clientes e ganhar novos através de indicações.